Rua Anita Garibaldi, 45 sala 601 - São Paulo - SP 11 3105-5568 11 98686-4782 11 98686-4783

Casos

Conheça nossos Casos

LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO.

Além das atividades ligadas diretamente a clp e supervisório, às vezes nos deparamos com situações que por terem afinidade com nosso ramo, que é programação, nos levam a aprender coisas novas. Há algum tempo atrás aprendemos na prática a trabalhar com duas linguagens de programação: VBA-Excel e VB.net.

O VBA-Excel utilizamos para automatizar as tarefas de programação. É comum os clp e os sistemas supervisórios possuírem recursos de importação e exportação da base de dados para arquivos CSV, comma separated values – valores separados por vírgula. Então é muito útil o desenvolvimento de macros que agilizam, padronizam os nomes e minimizam erros de digitação na construção da base de dados dos sistemas de controle.

O VB.net tivemos que aprender para criar um sistema supervisório dedicado que o cliente precisava agregar à sua máquina. O sistema supervisório faz a leitura de dados no clp e disponibiliza os dados em forma de relatórios pré formatados, mantendo as informações armazenadas em banco de dados relacionais.